O que saber para garantir a segurança dos dados da sua empresa
Imagem: pixabay.com

O que saber para garantir a segurança dos dados da sua empresa

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Como a sua empresa garante que os dados estão em segurança? Para manter a continuidade do negócio e garantir que nenhuma informação seja perdida, é necessário pensar em proteção com cópias de segurança por meio de backups recorrentes.

Um erro comum das organizações é não mapear onde todos os seus dados estão. Na era da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se torna imprescindível estruturar não somente os dados pessoais, mas também onde os dados das empresas estão hospedados. Principalmente agora que esses arquivos estão espalhados na nuvem, e-mails e em outros provedores adicionais.

Sem a transparência de onde os dados estão a empresa fica muito mais sujeita aos ataques de vírus, ransomware e ações de má fé. Existe também o risco do banco de dados ser corrompido, ou até mesmo uma falha física, por exemplo, quando um computador queima. Porém, todos esses erros podem ser prevenidos com o uso de backup.

Como escolher a solução de backup mais adequada para o seu negócio?

A escolha do backup mais adequado acontece a partir da análise realizada por um profissional da área de TI. Além de mapear onde os dados estão, como já foi citado anteriormente, o especialista irá avaliar o tempo tolerável para indisponibilidade ou perda de dados. Por exemplo, existem empresas que possuem operações mais preestabelecidas, então, podem suportar um período de 5 a 10 dias. Enquanto outras podem fazer muitas transações ao dia e exigirem um tempo de recuperação menor e, para isso, é preciso realizar backups diários.

Além disso, há outras especificidades, como argumenta Marco Lagoa, CEO da Witec. “A escolha de backup está muito relacionada ao que precisa ser protegido. Você pode proteger somente arquivos no servidor ou, somado a isso, e-mails e toda a comunicação da organização, por exemplo. Para isso, é necessário fazer um assessment no qual é identificado quais são os riscos de continuidade do negócio, e isso vai muito além das regulamentações que estão sendo impostas atualmente.”

Para que os gestores se sintam seguros e tranquilos em sua operação e dediquem seus esforços apenas para a gestão do negócio, existem diversas soluções disponíveis no mercado. No caso da Witec, empresa especializada em arquitetura de soluções em TI, foram escolhidos alguns parceiros de backup como a Microsoft, com o Azure Site Recovery e Azure Backup, e a Acronis para ambientes que tenham aplicações locais e máquinas virtuais.

“Existe também a possibilidade do backup em nuvem com o SolarWinds Backup e, para proteção completa e colaboração em nuvem, recomendamos o Dropsuite. Essa é uma solução que permite o backup completo do Office365, incluindo e-mail, contatos, calendários, Sharepoint, OneDrive e Microsoft Teams.”, complementa Marco Lagoa.

Ponto importante é que atualmente compensa para qualquer empresa ter backup na nuvem. Entre as alternativas estão Azure Backup, Acronis Backup, SolarWinds Backup e alguns provedores locais. O primeiro passo é a implementação do Microsoft 365 que já adiciona uma grande camada de proteção e governança. A partir de R﹩ 25,00 por mês, o Microsoft Business Basic.

Para quem não tem backup em nuvem ou não deseja implementar, as alternativas são soluções feitas em Storage ou em HD externo. Lembrando que se deve ter mais de um backup, e é necessário mantê-los desconectados das máquinas, evitando comprometimento da rede em caso de ataques ransomware.

Fonte: Portal Nacional de Serviços – segs.com.br